Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 23 de março de 2018

MUNDO BIZARRO - ‘Gemidão’ do WhatsApp para sessão de Câmara no interior de SP

A última sessão da Câmara de Vereadores de Álvaro de Carvalho (SP), na segunda-feira (19), foi interrompida depois que um dos vereadores abriu um vídeo com o famoso “gemidão” do WhatsApp.
O vídeo que flagrou a situação foi compartilhado por moradores da cidade de pouco mais de 5 mil habitantes.
Nas imagens, o vereador Maurício Del Castilho (PSD) está mexendo no celular enquanto outro vereador, que está ao lado dele, discursa na tribuna. De repente a fala dele é interrompida quando o som do “gemidão” é ouvido.
Logo depois um dos vereadores pergunta o que está acontecendo e todos começam a rir. Na internet, alguns moradores criticaram a postura do vereador. O G1 tentou contato com Maurício Del Castilho, mas não conseguiu localizá-lo.
A filha do vereador publicou uma “nota de esclarecimento” no perfil dela no Facebook depois da repercussão do vídeo. “O que houve com o vereador nada mais foi do que uma pegadinha de WhatsApp”, disse, e se colocou à disposição “para qualquer esclarecimento sobre o assunto”.
G1 também tentou contato com o presidente da Câmara, mas ele não foi localizado para comentar o assunto.
Filha do vereador publicou uma nota de esclarecimento sobre o caso nas redes sociais (Foto: Facebook / Reprodução )

CURIOSIDADE - Americano dá revólver para filha de 8 anos se proteger na escola



Um norte-americano da cidade de Tilton, no estado de New Hampshire, recorreu a uma decisão polêmica para que a filha de 8 anos possa, supostamente, se proteger de ataques no ambiente escolar. Segundo o jornal Metro, Joshua McDonald comprou um revólver calibre 22 para a pequena Adrianna e, nos últimos dias, vem treinando a menina à melhor utilização da arma.
Notícias ao Minuto

“Com ataques a tiros se tornando tão comuns nos últimos anos, queremos (também a mãe) que ela esteja preparada para se defender da melhor forma possível com uma arma de fogo. Deixar nossas crianças assustadas com armas não vai ajudar. Pode ser que o seu filho seja aquele que vai salvar toda a escola de um massacre”, disse.
A opção por um revólver calibre 22 deu-se pelo modelo apresentar um “coice” mais suave, portanto menos impactante ao manuseio de uma criança de 8 anos.
Notícias ao Minuto

Homem fica preso em carro e é arrastado por rua em Natal

Um homem foi arrastado por um carro no bairro da Cidade da Esperança, na Zona Oeste Natal, na tarde desta quinta-feira (22). A polícia trabalha com a hipótese de que ele foi vítima de uma tentativa de assalto.
De acordo com a polícia colheu de informações no local, o homem foi abordado por criminosos, que o levaram à força dentro do carro que guiava. Ele teria tentado fugir, pulando do veículo em movimento, porém ficou preso pelo pé no cinto de segurança.

Zenaide Maia filia-se ao PHS neste sábado na Assembleia Legislativa

Será neste sábado (24), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o ato de filiação da deputada federal Zenaide Maia no Partido Humanista da Solidariedade – PHS. Na ocasião, acontecerá a plenária estadual do PHS-RN, com as presenças dos presidentes nacional e estadual, Marcelo Aro e Leandro Prudencio, respectivamente.
A deputada Zenaide Maia deixa o Partido da República (PR) para se filiar ao Partido Humanista da Solidariedade – PHS, onde é pré-candidata ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

21º Palco Giratório Sesc estreia em abril com espetáculo circense

O 21º Palco Giratório vai começar a circular no Rio Grande do Norte em abril com o espetáculo Clake, do Circo Amarillo (SP). A peça será apresentada em Natal (no dia 1º), São Paulo do Potengi (dia 3), Nova Cruz (dia 4), Caicó (dia 5) e Mossoró (dia 8), esta precedida pela apresentação do grupo local Esquetes Circenses de Mossoró (dia 6). A programação é gratuita e realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.
Com classificação livre, o espetáculo cômico evidencia o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte públicos de todas as idades. Após as apresentações, a dupla conversará com o público interessado.
Além de encenar as peças, a dupla de palhaços ministrará oficinas gratuitas de introdução à dramaturgia circense e metalinguagem contemporânea dias 2/04 em Natal e dia 7/04 em Mossoró. As inscrições, voltadas a pessoas a partir de 10 anos de idade, podem ser feitas pelo e-mail cultura@rn.sesc.com.br ou pelo site da instituição, o www.sescrn.com.br.

Bandeiras tarifárias não cumprem objetivo de reduzir consumo, diz TCU

O sistema de bandeiras tarifárias aplicado nas contas de luz não cumpre o objetivo de auxiliar os consumidores a entender o custo da eletricidade e a economizar energia. A constatação é do Tribunal de Contas da União (TCU) após auditoria. De acordo com o tribunal, o sistema de três bandeiras – verde, amarela e vermelha –, não contribui para que os usuários possam tomar a decisão de reduzir o consumo em caso de taxa extra na cobrança da luz, diminuindo a demanda energética.
Em razão disso, o tribunal determinou que o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promovam, em 180 dias, o realinhamento do sistema às reais metas pretendidas.

Execução de Marielle e Direitos Humanos são temas de debate na Assembleia

A Assembleia Legislativa promoveu debate, na tarde desta sexta-feira (23), sobre a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e sobre a defesa dos Direitos Humanos no Rio Grande do Norte e no Brasil. A proposição foi do deputado Fernando Mineiro (PT) e, segundo ele, a audiência pública representou um ato de “solidariedade, de resistência e de repúdio à violência”.
“A fala de todos os participantes deixou claro que a morte da Marielle foi uma tentativa de nos calar, mas durante a audiência e no dia a dia estamos fazendo exatamente o oposto: estamos falando, denunciando e exigindo justiça. Foi um momento também para conscientizarmos a sociedade sobre o que está acontecendo e nos unirmos em torno dessa luta”, argumentou o parlamentar.

terça-feira, 20 de março de 2018

MUNDO BIZARRO - Motorista tem carro apreendido na Inglaterra ao dirigir com carteira de habilitação de Homer Simpson


Motorista tem carro apreendido na Inglaterra ao dirigir com carteira de habilitação de Homer Simpson (Foto: Thames Valley Police/Twitter)


Um motorista parado pela polícia no condado inglês de Buckinghamshire mostrou uma carteira de motorista de mentira em nome do personagem de desenho animado Homer J. Simpson.
O incidente ocorreu na semana passada, segundo a polícia de trânsito do Vale do Tâmisa.
O carro foi apreendido, e o motorista foi processado por dirigir sem carteira e sem seguro.

CURIOSIDADE - Doméstica é presa em SP após estuprar garoto de 14 anos duas vezes


Elaine Cristina foi localizada e presa após estuprar adolescente em Santos, SP (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


A empregada doméstica Elaine Cristina dos Anjos Barros, de 34 anos, foi localizada e presa em Santos, no litoral de São Paulo, após ter sido condenada por estuprar um adolescente, que na época do crime tinha apenas 14 anos. Segundo a polícia, a vítima foi violentada ao menos duas vezes pela agressora.
O crime ocorreu em 2012, mas Elaine era procurada desde novembro de 2017, após ser condenada a oito anos de prisão em regime semiaberto. Uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais da cidade a localizou na noite desta segunda-feira (19), na casa onde vivia, no Morro São Bento.
Segundo informações da Polícia, na época do crime, a vítima era estudante e morava em uma casa vizinha à da empregada, então com 28 anos. Em depoimento, ele afirmou que por duas vezes esteve na residência de Elaine, em um intervalo de duas semanas, quando ocorreram os abusos.
Foi a mãe do estudante quem o acompanhou, após o ocorrido, até a Delegacia de Defesa da Mulher para relatar os fatos. O jovem disse que, na primeira visita, Elaine levantou a blusa e pediu para ele tocá-la nos seios. Depois, ambos mantiveram relação sexual sem preservativo.
O caso foi encaminhado à Justiça, que entendeu pela condenação da empregada doméstica. No segundo semestre de 2017, o Tribunal de Justiça confirmou a decisão já estabelecida pela 4ª Vara Civil de Santos, determinando a prisão de Elaine, que acabou localizada quatro meses depois.
A empregada doméstica foi encaminhada à DIG para prestar depoimento, e em seguida levada para a Cadeia Pública Feminina de São Vicente.

Ex-presidente francês Sarkozy é detido por financiamento ilegal de campanha

Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, foi detido nesta terça-feira (20) sob suspeita de financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007.
A principal acusação é de que parte do dinheiro teria vindo do governo de Muamar Kadafi, ex-ditador da Líbia. A investigação começou em 2013 e envolve dinheiro em espécie que teria sido entregue aos organizadores da campanha.
Sarkozy está sendo mantido num local de controle da Polícia Judiciária para ser ouvido e pode ser detido durante 48 horas. De acordo com a imprensa francesa, ele está sendo questionado sobre as suspeitas. O ex-presidente está na localidade de Nanterre.

TRF-4 marca julgamento de último recurso e Lula pode ser preso dia 26

O último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será julgado, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na próxima segunda-feira (26). Trata-se de um embargo de declaração, que serve para esclarecer pontos da sentença proferida pelos desembargadores.
A data foi determinada pelo relator do processo, desembargador João Pedro Gebran Neto, segundo o site O Antagonista.
Em janeiro, a 8ª Turma do TRF-4, formada por Gebran Neto, Victor Luiz dos Santos Laus e Leandro Paulsen, já havia confirmado a condenação imposta a Lula pelo juiz federal Sérgio Moro, na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP). A pena foi revisada e aumentou para 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro.

OUTONO COMEÇA COM PROMESSA DE RETOMADA DE CHUVAS NO INTERIOR

Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot na palestra Condições de Chuvas (Foto: Josimário Nunes/Blog A Fonte/Arquivo)

Quem reafirma essa previsão é o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot. Segundo ele, nos últimos dias houve um bloqueio na formação de chuvas, o que acabou prejudicando a regularidade das chuvas no interior. Contudo, as condições oceânicas que ensejaram as previsões otimistas do início do ano continuam, com chuvas reiniciando já nesta semana.
“A gente não viu mudança nenhuma nas condições oceânicas/atmosféricas a não ser a formação desse bloqueio, que atrapalhou as chuvas, claro, mas que já está se dissipando. Por isso, o que vale é a previsão que foi feita em fevereiro (de chuvas regulares). Por isso que domingo já foi possível observar a formação de chuvas no interior do Estado, chuvas isoladas”, afirma o meteorologista.
Segundo Gilmar Bistrot, hoje já devem ser retomadas as chuvas em algumas áreas do interior do Estado. Litoral e Agreste, porém, só retomam no final da semana. “Lá para quinta ou sexta-feira”, antecipa.
PLANTIO E RESERVAS
Com relação ao interior do Estado, a dica do meteorologista é que sejam escolhidas para quem ainda planeja plantar, culturas mais rápidas. “Para a plantação de novas lavouras, como já estamos bem adiantados, meados para o final de março, é preciso utilizar culturas com ciclo mais curtos. Culturas precoces, como feijão, milho, as qualidades mais precoces possíveis, para que as chuvas possam atender essas culturas. Produzam nesse intervalo”, acrescenta.
Já sobre a recuperação dos reservatórios, no entanto, as previsões são menos garantidas. Isso porque como as chuvas ainda não começaram, não se é possível prever a intensidade delas. “Por enquanto não dá para falar em recuperação dos reservatórios porque o mês de março, praticamente, não choveu por conta desse bloqueio”, lamenta.
Período chuvoso pode atrasar entrega de obras na região metropolitana
Quando se fala em chuva no interior do Estado, grande parte da população comemora. Contudo, um período chuvoso intenso não é positivo para todos, afetando, por exemplo, o andamento de obras. “O serviço de engenharia rodoviária é incompatível com a chuva. O material tem que ter um grau de umidade ótima, controlada, e quando cai agua acima da conta, para tudo”, afirma o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), general Jorge Fraxe.
Segundo ele, com a previsão de chuvas, as obras que mais preocupam são “Moema Tinoco, porque estamos em muita terraplanagem, e a restauração de Pipa. Tem o distrito industrial de Macaíba também. Nós vamos dar a ordem também ao acesso industrial de Goianinha, para algumas restaurações no Agreste, então se cair água ali, vai dar uma atrasada”.
A boa notícia, nesse caso, é que, segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, as chuvas não devem ser retomadas de maneira tão rápida no Litoral e na região Agreste. “Por enquanto, o bloqueio ainda está influenciando no litoral e no agreste. Ainda não teremos chuvas aqui por isso, mas no final de semana já será possível registrar a formação de chuvas. Por enquanto, não há previsão de muitas chuvas não. Só chuvas normais”, antecipa.
Contudo, para não parecer “do contra”, Jorge Fraxe torce para que chova, mas de forma menos intensa, para que as obras importantes não sejam atrasadas. “Esperamos que a chuva caia aos poucos e dê tempo de fazer o serviço, porque se for muito forte, é complicado. Tem que esperar secar. E quando para dois, três dias para secar, quando pensa que vai poder recomeçar, aí chove de novo e para novamente. Não começa. Aí tem que esperar passar todo o período chuvoso e só recomeçar quando passar todo o período”, afirma.

Professora com Down rebate crítica de desembargadora que publicou fake news sobre Marielle: ‘Quem discrimina é criminoso’

debora_magisterio_-_arquivo_pessoal-1A professora Débora Seabra, primeira professora com síndrome de Down do país, fez uma carta em resposta a uma postagem preconceituosa da desembargadora Marília Castro Neves, do Rio de Janeiro, publicada no fim de semana. Na postagem a desembargadora questiona o que professores com síndrome de Down podem ensinar a alguém. A desembargadora é a mesma que publicou fake news sobre a vereadora Marielle.
“Ouço que o Brasil é o primeiro em alguma coisa!!! Apuro os ouvidos e ouço a pérola: o Brasil é o primeiro país a ter uma professora portadora de síndrome de Down!!! Poxa, pensei, legal, são os programas de inclusão social… Aí me perguntei: o que será que essa professora ensina a quem???? Esperem um momento que eu fui ali me matar e já volto, tá?”, escreveu a desembargadora em sua conta no Facebook.
Também nas redes sociais, a professora Débora Seabra publicou uma carta em resposta à desembargadora. “Não quero bater boca com você! Só quero dizer que tenho síndrome de Down e sou professora auxiliar de crianças em uma escola de Natal (RN). (…) Eu ensino muitas coisas para as crianças. A principal é que elas sejam educadas, tenham respeito pelas outras, aceitem as diferenças de cada uma, ajudem a quem precisa mais. (…) O que eu acho mais importante de tudo isso é ensinar a incluir as crianças e todo mundo pra acabar com o preconceito porque é crime. Quem discrimina é criminoso”, escreveu a professora.
Débora Araújo Seabra de Moura tem 36 anos e trabalha há 13 como professora auxiliar em uma escola particular de Natal. Ela é ainda autora de livro infantil chamado ‘Débora Conta Histórias’ (Alfaguara Brasil, 2013). Por ser considerada exemplo no desenvolvimento de ações educativas no país ela recebeu, em 2015, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em Brasília.

Manifestantes cobram resolução do caso Marielle e protestam contra feminicídios no RN

manifestação Natal
Manifestantes se reuniram na tarde desta terça-feira (20) no cruzamento entre as avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira, em Natal, para cobrar resolução do inquérito do assassinato da vereadora Marielle Franco. Além disso, o ato também protestou contra os casos de feminicídio registrados no Rio Grande do Norte nesta segunda (19), ocorridos um em Natal e o outro na região Oeste.
Não houve divulgação oficial da quantidade de participantes. As pessoas que compareceram ao protesto levaram cruzes e acenderam velas em homenagem às vítimas. Estavam presentes membros de partidos políticos, de movimentos feministas e outras representações sociais.
O ato foi o segundo em homenagem à vereadora do PSOL morta no Rio de Janeiro a ser realizado em Natal. Nesta terça (20), completa sete dias do homicídio de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Lei da ver. Ana Paula institui programa de prevenção ao abuso sexual no transporte coletivo

O Plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (20), o projeto de lei 203/17 de autoria da vereadora Ana Paula (PSDC), que institui no município de Natal o programa de prevenção ao abuso sexual e violência no transporte coletivo para o combate dos atos de assédios, abusos sexuais e a violência contra as mulheres nos transportes coletivos. O programa consiste em ações educativas e preventivas aos atos violentos praticados no ônibus. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade.
“Nos últimos anos, o país vem sendo aterrorizado com a elevação do número de casos de abuso e assédio sexual cometidos nos meios de transporte público, e na nossa capital não é diferente. Importante destacar que na maioria das vezes os casos de ataques sexuais contra mulheres ocorridos nos ônibus, por uma gama de motivos, deixam de ser registrados por ausência de queixa nas delegacias especializadas”, destacou a vereadora.
Ainda de acordo com a autora da proposta, vereadora Ana Paula, o projeto também previne os usuários do transporte coletivo contra situações cotidianas de outras formas de violência “como furtos, roubos e tentativas de homicídios que é constante nos ônibus, a matéria também obriga a instalação de câmeras de vídeo monitoramento e o sistema GPS em toda frota”, disse.
O projeto de lei obriga as empresas de serviços públicos de transportes coletivos de Natal a afixar no interior do ônibus, adesivos “Assédio sexual no ônibus é crime” contendo orientações acerca das medidas a serem adotadas pelas vítimas de assédios, abusos sexuais e violências em ônibus para identificação do agressor e para efetivação da denúncia perante as autoridades competentes.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Os 9 ministros prestes a deixar o cargo

O G1 listou os nomes dos nove ministros que, segundo suas assessorias, planejam deixar os cargos até 7 de abril, prazo final para aqueles que vão se candidatar na eleição de outubro:
– Marx Beltrão (MDB-AL): Turismo
– Ricardo Barros (PP-PR): Saúde
– Sarney Filho (PV-MA): Meio Ambiente
– Fernando Coelho Filho (sem partido-PE): Minas e Energia
– Maurício Quintella (PR-AL): Transportes
– Leonardo Picciani (MDB-RJ): Esporte
– Osmar Terra (MDB-RS): Desenvolvimento Social
– Mendonça Filho (DEM-PE): Educação
– Helder Barbalho (MDB-PA): Integração Nacional
Ainda estão em dúvida, segundo as assessorias:
– Henrique Meirelles (PSD-SP): Fazenda
– Gilberto Kassab (PSD-SP): Ciência, Tecnologia e Comunicações
Decidiram ficar no governo:
– Eliseu Padilha (MDB-RS): Casa Civil
– Moreira Franco (MDB-RJ): Secretaria-Geral
– Carlos Marun (MDB-MS): Secretaria de Governo*
– Raul Jungmann (PPS-PE): Segurança Pública
– Blairo Maggi (PP-MT): Agricultura
Não responderam:
– Alexandre Baldy (PP-GO): Cidades
– Aloysio Nunes (PSDB-SP): Relações Exteriores

O ensurdecedor silêncio de Bolsonaro a altura do nome de MARIELLE

Para alguém que fala pelos cotovelos, especialmente quando o tema é segurança pública, cala fundo o silêncio do capitão-deputado Jair Bolsonaro (PSL), que tem se omitido sobre o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL).
Bolsonaro não é só o candidato presidencial da direita e da bancada da bala, foi eleito pelo mesmo Rio de Janeiro de Marielle. Há forte possibilidade de que Marielle tenha sido assassinada por policiais-bandidos, fardados ou milicianos – menos por criticar a intervenção no Rio e mais por denunciar sistematicamente a violência policial em áreas pobres do Rio, como Acari, na Zona Norte, onde fica o temido 41º Batalhão da Polícia Militar, o mais letal do estado.
Piadista, Bolsonaro, único dos treze pré-candidatos à Presidência que não se manifestou, mandou dizer que está com intoxicação alimentar e não poderia falar.

Celular de coronel traz provas contra Temer

O presidente Michel Temer deve ser denunciado pela terceira vez. E mais uma vez por corrupção. Isso porque, no inquérito sobre propinas nos portos, apareceu uma prova direta de seu envolvimento e do seu principal operador, o coronel Lima, nos esquemas de Santos.
Trata-se de uma mensagem enviada pelo coronel Lima ao próprio Temer, no dia 12 de agosto de 2015, em que ele afirma: “transmiti o recado”. A mensagem dizia respeito ao empresário Gonçalo Torrealba, do grupo Libra, que conseguiu renovar sua concessão, mesmo devendo R$ 2,8 bilhões à União.
Torrealba vinha tentando há meses uma audiência com Temer, que só foi obtida com a intermediação do coronel. Depois disso, Temer renovou a concessão por vinte anos do grupo Libra, em Santos, por meio de uma decisão do ministro dos Portos, Edinho Araújo.

CASO MARIELLE - “Nunca vi um policial reclamar de Marielle”

Rodrigo Pimentel, que inspirou o Capitão Nascimento de “Tropa de Elite”, disse ao Valor que Marielle Francopode ter sido executada por traficantes, milicianos ou policiais.
Não opinião dele, porém, se o objetivo dos assassinos fosse causar um grande impacto contra a intervenção federal, o alvo não teria sido a vereadora:
“Seria Freixo, Jean Wyllys, Chico Alencar, Ignacio Cano, Luiz Eduardo Soares. Conheci a Marielle há cinco meses. Era doce, agradável, simples. Mas não era uma pessoa emblemática. Nunca vi um policial reclamar dela. O que ela denunciava não fazia marola. Não era famosa, pouca gente conhecia”.



A Polícia Civil de Ubá apreendeu no final da noite deste sábado (17) um carro suspeito de ter sido usado no assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. A parlamentar foi atingida por quatro disparos na cabeça após sair de um evento no Centro do Rio.
De acordo com o delegado Alexandrino Rosa de Souza, uma denúncia anônima feita à Polícia Civil do Rio de Janeiro indicou a localização do veículo na cidade da Zona da Mata. Uma equipe da polícia do Rio estava a caminho da cidade por volta das 13h30.
Ainda conforme o delegado, o veículo foi encontrado na Rua Rio Grande do Sul que fica no Bairro Distrito Industrial e é sem saída. A via é próxima ao cruzamento com a Rua Nossa Senhora Aparecida.

Conta de luz pode subir mais de 20% e ter peso extra no bolso do consumidor

Em um ano de inflação baixa, a conta de luz deve ter um peso extra no bolso dos consumidores. Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio nas contas ficará acima de 10% este ano. Em alguns casos, a alta deve superar a casa dos 20%.
As razões para esse aumento, muito acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) previsto para o ano, são a falta de chuvas, que levou ao acionamento de usinas térmicas, muito mais caras que as hidrelétricas, mas também os subsídios embutidos na conta de luz, que não param de crescer, e segundo executivos do setor, erros de planejamento.

Até os padres estão roubando! É o fim do mundo

Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou nesta segunda-feira (19/3) a Operação Caifás para desarticular uma associação criminosa que atuava desviando recursos de igrejas católicas do Entorno do DF, incluindo Formosa e Planaltina de Goiás.
Os recursos eram provenientes de dízimos, doações, taxas oriundas de batismo e casamento, além de arrecadações vindas dos fiéis para a realização de festas religiosas. O prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões.
Os alvos são lideranças religiosas ou administrativas ligadas às igrejas. Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão e 10 de busca. O bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, quatro padres e um monsenhor foram presos.
As investigações começaram após o Ministério Público ter recebido denúncias de apostolados leigos (fiéis) ao perceberem que os desvios haviam sido iniciados em 2015. Entre as suspeitas, estava o fato de as despesas da casa episcopal de Formosa, onde o bispo mora, terem passado de R$ 5 mil para R$ 35 mil desde que Dom José Ronaldo assumiu o posto.
Acionado, o MP apurou as denúncias e deu início à operação. Os promotores e policiais cumprem os mandados em domicílio, na cúria da Diocese de Formosa, em paróquias de outras cidades e em um mosteiro.
Foram apreendidas caminhonetes da cúria de Formosa em nome de terceiros, além de uma grande quantia de dinheiro em espécie, cujo valor ainda não foi divulgado.
A operação tem a coordenação dos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de mais dez promotores, com apoio do Centro de Inteligência (CI) do MPGO, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI-MP), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.
JESUS TÁ VENDO ISSO!

CRISE NO BR? STF prevê gastar até R$ 1 milhão em cuidados com carros oficiais

Supremo Tribunal Federal vai contratar uma empresa que ofereça uma rede com lava jatos e oficinas mecânicas para limpeza e manutenção de sua frota de carros.
O pregão presencial ocorrerá nesta segunda-feira (19/3), com custo máximo anual estimado em R$ 1.144.273,53. No ano passado, despesas com serviços, incluindo aquisição de autopeças, pneus e lavagem dos veículos oficiais, custaram R$ 292.510,65.

CRISE NO RN? Membros do Ministério Público ganham auxílio-saúde

Em meio à crise econômica pela qual passa o Estado, o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, decidiu conceder mais um auxílio aos membros do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Os promotores, que já contam com salários bem vantajosos, terão incorporados aos seus vencimentos de R$ 400 a R$ 800 para auxilio-saúde. Chupa essa manga!