Realização Luck Entretenimento

sábado, 13 de maio de 2017

PMDB aponta que 97% da população é contra reforma da Previdência

Enquete pública realizada pelo PMDB, partido do presidente Michel Temer, aponta que 97% das pessoas são contra o texto da reforma da Previdência aprovado pela comissão especial que analisou a proposta na Câmara. A enquete está sendo realizada no site oficial da legenda e qualquer pessoa pode responder.
Até 17h10 desta sexta-feira, 11.121 pessoas tinham participado da pesquisa. Dessas, 10.736 (97%) se disseram contra a reforma. Apenas 183 pessoas, o equivalente a 2%, responderam que são favoráveis à proposta. Outras 167 (1%) disseram não ter conhecimento sobre a matéria.
DO BLOG - MAS A QUESTÃO É QUE A REFORMA SERÁ BOA PARA OS ENGRAVATADOS, ENTÃO A OPINIÃO POPULAR NÃO VALE NADA.

Pastor R. R. Soares tem passaporte diplomático anulado pela Justiça

IMG_3003
A Justiça Federal em São Paulo anulou os passaportes diplomáticos do pastor R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e de sua mulher, Maria Magdalena Soares. Os documentos tinham sido concedidos em junho do ano passado pelo então ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), mas estavam suspensos desde julho por decisão liminar (provisória).
À época, o Itamaraty informou que concede passaporte diplomático a dirigentes de denominações religiosas com base no princípio de isonomia, pois historicamente cardeais da Igreja Católica sempre receberam passaporte diplomático. De acordo com o ministério, essa isonomia foi adotada em 2011, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lei da gorjeta começa a valer a partir deste sábado (13)

A “lei da gorjeta” começa a valer a partir deste sábado (13). A norma passa a regulamentar a cobrança e distribuição de gorjetas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e outros estabelecimentos no País.
O texto sancionado pelo presidente da República, Michel Temer, em 13 de março, estabelece que o valor pago seja incorporado como remuneração dos trabalhadores e contribuirá para encargos sociais, previdenciários e trabalhistas.
Agora, a gorjeta será considerada parte do salário do funcionário, e não apenas uma gratificação. O empregador deverá anotar na carteira de trabalho e no contracheque do empregado o valor do salário contratual fixo, além do percentual recebido em gorjeta, calculado com base no valor médio registrado nos últimos 12 meses.

Papa canoniza hoje em Fátima os mais novos santos não mártires da Igreja Católica

papa canoniza
Estas serão as duas primeiras crianças não mártires a ser elevadas à categoria de santos pela Igreja Católica.
A canonização marca o ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria e tem lugar no início da missa que o papa concelebrará no altar do recinto, a partir das 10:00 (6 horas em Brasília).
Antes, Francisco, que começou a sua visita a Fátima com um apelo à “concórdia entre todos os povos”, na oração que fez na Capelinha das Aparições, tem um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, irá rezar junto ao túmulo dos pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e terá oportunidade de cumprimentar o sacerdote mais velho de Portugal, com 104 anos.
Depois, paramenta-se na Basílica, desce a escadaria para o altar, onde aguarda pelo cortejo com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Japão inaugura trem mais luxuoso do mundo

IMG_3022
O Japão inaugurou neste mês o trem mais luxuoso do mundo. O Shiki-Shima deixou a estação de Ueno, em Tóquio, para uma viagem de quatro dias pelo nordeste do país, passando pela bela ilha de Hokkaido.
Nesta primeira experiência, 33 sortudos – e ricos – passageiros puderam aproveitar os dois andares do veículo nos carros-observatórios, dotados de janelas panorâmicas e nas salas de descanso compartilhadas.
O ótimo restaurante é equipado com os melhores produtos e comandado por grandes chefes, que servirão pratos típicos da culinária japonesa em todas as viagens.
Além disso, os passageiros foram acomodados nas 17 suítes disponíveis, cada uma com um limite de duas pessoas. O destaque vai para três delas, que têm dois andares e cômodos super luxuosos, com um design impecável e direito a banheira e lareira.
O exterior do trem também esbanja um design único com curvas modernas e futuristas que se sobressaem na sua pintura dourada clássica.
O trabalho é uma criação do gênio japonês Ken Kiyoyuki Okuyama, que já esteve envolvido na parte criativa de várias grandes montadoras, como a Ferrari, a Maserati, a Porsche e a General Motors.
O preço para fazer uma viagem de dois dias no trem mais luxuoso do mundo parte de 320 mil ienes por pessoa, cerca de R$ 8,8 mil. Já para uma aventura de quatro dias, o custo inicial é de 759 mil ienes por pessoa, aproximadamente R$ 20,7 mil.
Mesmo com o preço alto, o trem já está completamente reservado até março de 2018.

ALPB debate uso medicinal da maconha

IMG_3035
A Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Comissão de Saúde, realizou audiência pública para debater o uso medicinal da Cannabis Sativa. A deputada Estela Bezerra, que solicitou a audiência, acredita que o uso medicinal de substâncias derivadas da planta da maconha é uma necessidade para muitas famílias no tratamento de doenças.
De acordo com Estela, a epilepsia, a esclerose múltipla, doenças neurológicas, inclusive no alívio de sintomas do câncer, são alguns dos benefícios dos derivados da planta. “É necessário que a Casa de Epitácio Pessoa venha a debater políticas públicas para seu uso medicinal. É uma demanda do povo e precisamos abrir esta discussão sem preconceitos”, enfatizou a parlamentar.

PROF. GERALDO ALMEIDA LANÇA O LIVRO 'RELEMBRANÇAS"


014cadf9-c1f2-4a2d-bd39-eae26789d6d0

Na noite desta sexta feira (12) na casa de cultura Poeta Chico Pedra, houve o lançamento do livro “Jardim de Piranhas: relembranças” escrita pelo professor Geraldo Almeida. O livro trata de histórias que marcaram a cidade de Jardim de Piranhas.
Nós do blog, reiteramos o apoio a essa grande personalidade da cidade, pelo seu conhecimento cultural e de valorização da história do município sempre em registros fotográficos e na literatura.
PARABÉNS PROF. GERALDO ALMEIDA

Jardim de Piranhas no dia D de vacinação

O município de Jardim de Piranhas realizou neste sábado (13) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Ex-dono da GOL é condenado por homicídio

gol avião
O Tribunal do Júri de Taguatinga, no Distrito Federal, condenou nesta quinta-feira (11) o ex-dono da Gol Nenê Constantino por homicídio qualificado. Na avaliação do júri popular, Nenê encomendou o assassinato do líder comunitário Márcio Brito em 2001. Até as 23h20, a sentença com as penas de cada réu ainda não tinha sido lida em plenário.
A informação foi confirmada ao G1 pelo advogado Eduardo Toledo, que representa um dos acusados. Dos cinco réus, quatro foram condenados pelo crime. Além de Nenê Constantino, também foram considerados culpados o ex-vereador de Amaralina (GO) Vanderlei Batista, o dono da arma usada no crime, João Alcides Miranda, e o ex-empregado de Nenê João Marques.
Um dos genros de Nenê Constantino, Victor Foresti, também respondia pelo crime, mas foi absolvido pelo júri popular. O suspeito de atirar contra o líder comunitário, Manuel Tavares, morreu antes do julgamento do caso.

Adutora emergencial volta a funcionar em Caicó

A adutora emergencial voltou a funcionar em Caicó. De acordo com Rosy Gurgel, diretora do escritório regional, alguns bairros estão sendo abastecidos normalmente pela adutora, como Paraíba, Boa Passagem e parte do Acampamento, Barra Nova e Centro.
nova adutora

FIM DE SEMANA NA SECA EM JARDIM DE PIRANHAS

A Caern de Jardim de Piranhas informou que em virtude da escassez de água em nossa região o abastecimento de Jardim de Piranhas será paralisado a parti das 05:00h deste sábado (13) voltando apenas na segunda feira (15) o abastecimento normal.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

SANTUÁRIO DE SANTA RITA SE TORNA PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE JARDIM DE PIRANHAS

 Câmara Municipal de Vereadores de Jardim de Piranhas-RN aprovou por unanimidade ao final desta tarde histórica de 11 de Maio de 2017 a Irmandade de Santa Rita, a Festa de Santa Rita e o Santuário das Rosas de Santa Rita como Patrimônios Culturais Imateriais do Município de Jardim de Piranhas-RN, sem dúvidas um passo importantíssimo para nós da Irmandade, um reconhecimento justo da Câmara Municipal de Vereadores, fica portanto registrada e documentada como Cultura do município tudo que existe edificado pela Irmandade, a fé do povo, a prática da devoção, os costumes, a festa, a Irmandade com seus ritos e fardamentos, a festa com seus eventos dentre eles a Feirinha, Cavalgada, jantar e demais acontecimentos, o novenario as Procissões, a distribuição das Rosas no dia da Santa, os gestos dos fiéis de levar os ex votos, o costume de pagar promessa vestido com o hábito de Santa Rita, as orações... enfim tudo isso fica assegurado por Lei como Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso Município.
Obrigado a todos os vereadores deste município.
Deus seja louvado, Santa Rita de Cássia que é grande e Milagrosa continue a rogar por nós a Deus, sua festa de 18 a 28 de Maio próximo terá mais esse grande motivo para ser vivenciada com alegria, amor e devoção, obrigado Santa Rita de Cássia pela sua valiosa intercessão.

PROJETO DO VER. MARDEN ESTEVAM QUE TORNA SANTUÁRIO DE SANTA RITA PATRIMÔNIO CULTURAL SERÁ VOTADO HOJE (11)


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
O requerimento de projeto de lei do ver. Marden Estevan (PP) que torna o santuário e a festa de Santa Rita de Cássia em Jardim de Piranhas, será votado hoje quinta feira (11) na sessão ordinária da câmara municipal. Na sessão passada, alguns vereadores receberam mensagens de uma figura o tanto questionável e sem credibilidade nenhuma na cidade, que se achou no direito de pedir para os mesmos que votassem contra a esse projeto, mas ninguém deu atenção a tal.

Essa informação foi confirmada pelo coordenador do santuário muito conhecido na cidade por Francisco da Capelinha, onde segundo ele viu a mensagem.
A imagem pode conter: pessoas em pé e flor
Mas o importante, é que até o momento, nenhum dos edis se colocaram contrário ao projeto, o qual podemos deduzir, que o projeto será aprovado por unanimidade. Com isso, tanto o santuário como principalmente a festa o qual é a segunda maior da cidade, se torna patrimônio cultural e imaterial do município de Jardim de Piranhas.
Devotos, coordenadores do santuário irão encher as instalações da casa legislativa para acompanhar de perto esse momento histórico pra cidade, e que será de grande importância histórica também para o ver. Marden Estevam, pois em seu primeiro mandato conseguir um importante projeto na cidade, e que pode alavancar ainda mais sua credibilidade perante a população, que vem valorizando muito seu mandato.

Os prazos da Lava Jato que podem impedir o ex-presidente Lula de concorrer em 2018


lula indigente

As quase cinco horas de depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, coordenador da Lava Jato na primeira instância, marcam o início da fase final do julgamento de um dos cinco processos aos quais é réu. Se condenado antes de julho de 2018, quando ocorrem as convenções partidárias, o sonho do ex-presidente de voltar ao Palácio do Planalto é enterrado pela Lei da Ficha Limpa.
Nesta corrida pela disputa eleitoral, o principal adversário do político mais bem cotado nas pesquisas de opinião é o tempo. O próximo passo da Justiça do Paraná, onde tramita a ação, é abrir prazo de cinco dias para manifestações finais da Procuradoria e mais cinco para a defesa.

Câmara fará hoje audiência pública para tratar da implantação de energia solar em Caicó

camara_sede
A Câmara de Vereadores de Caicó realiza hoje logo mais às 19h uma importante audiência pública para tratar da viabilidade da implantação de energia solar nos prédios públicos e em residências do município. De autoria do vereador José Rangel, o projeto de energia solar é pioneiro na região do Seridó e só trará benefícios para a gestão que irá economizar e consequentemente gerar importantes ganhos ambientais.
Rangel explicou que um dos pontos debatidos sobre a energia solar é o custo da matéria-prima, mas a alternativa não pode ser vista como uma despesa e sim como investimento, já que estará preservando acima de tudo a água que é de suma importância para a região.

Ministério da Saúde anuncia fim da emergência nacional para zika

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada pelo zika em adultos no Brasil. Foto: Fernanda Carvalho/ FotosP Públicas
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (11/5) o fim da emergência nacional para zika. A decisão foi tomada diante da redução do número de casos da doença e seis meses depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspender o estado de emergência internacional pelo vírus.

Partido pode enviar recursos diretamente a diretórios municipais, diz TSE

Quando diretórios estaduais de um determinado partido ficam impedidos de receber cotas do Fundo Partidário por sanção imposta pela Justiça Eleitoral, o comando nacional da sigla pode repassar recursos diretamente aos diretórios municipais.
Foi o que definiu o Tribunal Superior Eleitoral, nesta quinta-feira (11/5), ao responder consulta do PMDB sobre transferência de verbas a municípios. O Plenário seguiu o relator, ministro Napoleão Nunes Maia, por unanimidade.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Morre o ator Nelson Xavier


nelson se foi

O ator Nelson Xavier morreu na noite desta terça-feira, aos 75 anos, em Uberlândia (MG). A morte foi comunicada por sua filha Tereza Villela Xavier em perfil no Facebook.
“Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia”, diz ela.
A filha diz que o corpo do ator será transferido, celebrado e cremado amanhã no Rio de Janeiro. O cemitério em que ele será cremado ainda não foi definido.
“Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre.”

Sexo limpa o nariz entupido…


27abr2017---assoar-o-nariz-gripe-resfriado-casal-doente-1493326807629_300x300

Segundo Fausto Nakandari, otorrinolaringologista do hospital Sírio Libanês, não é bem assim. “Durante o sexo a sensação do nariz entupido melhora, pois os níveis hormonais aumentam, em especial da adrenalina, e isso faz com que os os vasos sanguíneos desinchem, aliviando a congestão”.
Porém, quando o sexo acaba, os níveis de adrenalina voltam ao normal e o nariz entope de novo. “Sexo não é remédio nem antialérgico natural”, diz Nakandari.

E A RN 288 EM JARDIM? - Ezequiel Ferreira reforça a solicitação para recuperação de estradas no Estado

ezequiel1
Construção, pavimentação e recuperação de estradas foram providências solicitadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de dezenas de municípios do Estado em 7 regiões distintas, tanto ao Governo do RN como ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
“Os benefícios que solicitamos estão embasados no pedido de moradores dessas cidades, assegurando assim o tráfego de veículos com segurança para quem se desloca diariamente pelas rodovias, bem como para o escoamento da produção da região. As estradas estão em estado crítico de conservação”, justifica o deputado Ezequiel.
Recuperação do trecho rodoviário que interliga a RN-160 A RN-306, em Ceará Mirim, bem como ações de pavimentações em Angicos, Macau, Bom Jesus, Nova Cruz, São José de Campestre, Tangará, Nísia Floresta, Canguaretama, São José de Mipibu e Maxaranguape estão entre as solicitações do deputado.
No setor de estradas estaduais, com os requerimentos encaminhados ao governador Robinson Faria (PSD) e ao secretário de infraestrutura, Jáder Torres vão ser beneficiados os municípios Lagoa Nova, Cerro Corá, Tenente Laurentino Cruz, Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Caicó, São Vicente, Florânia, e Jucurutu.
buracão
Entre os encaminhamentos nesse setor está o estudo de viabilidade técnica para a construção da estrada entre Lagoa Nova e Cerro Corá (RN-087), principal via de ligação entre os dois municípios que está com trecho em péssimas condições de tráfego, totalmente no barro.
Ezequiel Ferreira também solicitou a recuperação de outro trecho da RN-087, que liga os municípios de Florânia e Tenente Laurentino Cruz. “Devido à buraqueira, motoristas têm que reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos aos seus veículos, colocando em risco suas próprias vidas. Os pontos mais críticos estão próximos a cidade de Florânia”, disse Ezequiel Ferreira.
O deputado também requereu o recapeamento asfáltico do trecho da RN-288, ligando os municípios de Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, bem como a iluminação do trevo da RN-088 que liga Lagoa Nova a Tenente Laurentino Cruz e o ponto de parada no município de Lagoa Nova.
Outro trecho importante que está necessitando de recuperação e que foi solicitado pelo deputado Ezequiel ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Walter Fernandes é o da BR-226 entre os municípios de São Vicente e Florânia.

MUNDO BIZARRO - Manifestantes usam bombas de fezes

1494426948720-750x500
Manifestantes que estão há mais de um mês nas ruas da Venezuela para protestar contra o governo de Nicolás Maduro encontraram uma nova forma de afrontar os policiais: por meio do lançamento de bomba de excrementos, conhecidas entre eles como “puputov” (“cocotov”, em tradução livre).
Estas formas “diferenciadas” de arma, cujo nome remete aos coquetéis molotov, trazem frases em suas embalagens – como “Com muito carinho”, “Por nossos filhos” e “Pelos presos políticos” – e são arremessadas contra os agentes e os tanques anti-choque.

Mais de 60 mil pessoas já foram imunizadas em Natal na Campanha contra Influenza

Iniciada em 17 de abril em Natal, a Campanha Nacional Contra Influenza já imunizou mais de 60 mil pessoas na capital potiguar. Até o próximo dia 26, 74 salas de vacinação estão disponíveis para a população, com o Dia D ocorrendo no sábado (13).
O Distrito Sanitário (DS) Oeste foi o que registrou a maior quantidade de aplicações, com 15.030, seguido pelo DS Sul, com 14.672, DS Norte II, com 12.875, DS Leste, com 11.687 e DS Norte I, com 7.096. A meta é conseguir vacinar 204.516 pessoas e alcançar a cobertura de 90% de cada grupo elegível.

Classes produtoras do RN sustentam necessidade da reforma da Previdência

IMG_2692
Os presidentes da Federação das Indústrias (FIERN), Amaro Sales de Araújo, da Federação dos Transportes (FETRONOR), Eudo Laranjeiras, da Federação da Agricultura (FAERN), José Vieira, e o vice-presidente da Federação do Comércio (FECOMERCIO), Luiz Lacerda, se reuniram nesta quarta-feira, 10, durante café da manhã na Confederação Nacional da Indústria (CNI), com parlamentares federais do Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes os senadores José Agripino e Garibaldi Alves e os deputados Beto Rosado, Walter Alves, Rogério Marinho e Felipe Maia. Na ocasião, foi entregue uma carta assinada por todas as Federações e feita uma explanação sobre a gravidade da situação da Previdência Social.

Reforma política deve focar em partidos, transparência e financiamento

IMG_2698
Em audiência pública na comissão especial da reforma política na Câmara dos Deputados, o ministro Herman Benjamin, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, afirmou nesta quarta-feira (10) que o fortalecimento da política deve ser feito mediante o combate a três crises: nos partidos, na transparência e no financiamento eleitoral. O ministro disse que o financiamento empresarial “mostrou-se a mãe do desastre que vivemos hoje” e defendeu que os cidadãos banquem as eleições.
“A verdade é que o financiamento empresarial criou, no Brasil, para benefício dos doadores e em detrimento da sociedade brasileira, um sistema perverso que não trouxe nenhum benefício. Eu gostaria de que me apontassem um único benefício do financiamento empresarial privado, a não ser colocar a classe política como um todo como se fosse ambiente de clandestinidade”, afirmou o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), opinando que o Parlamento não é o único culpado da crise política vivida no Brasil.

Entenda as acusações contra o ex-presidente Lula e o que diz a defesa

untitled-brazil-lula-mujica-fran-andre-penner-ap
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou depoimento nesta quarta-feira (10) ao juiz Sérgio Moro em um dos processos que responde na Lava Jato. É a primeira vez que o petista é interrogado na presença de Moro e na condição de réu na operação.
A audiência é do processo sobre um triplex em Guarujá (SP), que o Ministério Público Federal (MPF) afirma que Lula receberia como vantagem indevida da empreiteira OAS. A empresa teria feito reformas neste mesmo imóvel para receber a família de Lula. Em troca, o ex-presidente atuaria em favor da OAS.
A defesa do ex-presidente nega as acusações e diz que o MPF não apresentou provas dos supostos crimes cometidos por ele.
Terminou por volta das 18h20 o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o juiz federal Sergio Moro. A audiência durou mais de quatro horas.

terça-feira, 9 de maio de 2017

PRESSÃO POPULAR - Fábio Faria requer manutenção de sede da PM e abertura de posto de fiscalização em Jardim de Piranhas

Atendendo a um pleito da população, o deputado federal Fábio Faria (PSD) enviou solicitação do prefeito Elídio Queiroz (PSD) à Secretaria de Segurança Pública do Estado para a manutenção da Companhia Independente de Polícia Militar de Jardim de Piranhas, na região Seridó, que faz operações de patrulhamento na cidade e região. “É importante que a 5ª CIPM continue, mantendo esse trabalho preventivo e repressivo indispensável. O ideal é somarmos, e não subtrairmos estruturas de segurança como essa no Estado”, afirmou Faria.
O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, reforça que o trabalho da PM cobre não só o município, como outros nas proximidades, como São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Ipueira e São João do Sabugi. “Além disso também pedimos a abertura de um posto de fiscalização na estrada para evitar a entrada de drogas e armas no RN, já que o município faz divisa com a Paraíba”, acrescenta. As demandas já foram encaminhadas e recebidas pela secretária de Segurança, delegada Sheila Freitas.

O partido da sonegação falta apenas ser oficializado em Brasília

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional revelou na semana passada que integrantes da atual legislatura no Congresso estão diretamente envolvidos na sonegação de pelo menos R$ 878 milhões. É o valor cobrado pela União de deputados, senadores e de suas empresas e organizações pelo não pagamento de impostos. A cobrança atinge 21% da Câmara e 22% do Senado, num total de mais de cem parlamentares que a Receita considera sonegadores. Se formassem um partido, seria o maior do Congresso.
Sob a liderança de alguns dos maiores devedores listados, essa mesma legislatura está trabalhando celeremente para aprovar um refinanciamento bilionário de dívidas tributárias. É o que se chama de legislar em causa própria. Mas, altruístas que são, os parlamentares do partido da sonegação não serão os únicos beneficiados por sua lei. Empresas e pessoas que financiaram campanhas eleitorais ao Congresso em 2014 devem R$ 40 bilhões.

FIM DA GREVE DOS CORREIOS


Em assembleias realizadas pelos 21 sindicatos de todo o Brasil decidiram encerrar a greve dos Correios, que paralisou parte das atividades do serviço desde o dia 26 de abril. Segundo nota publicada no site dos Correios, assembleias de trabalhadores foram realizadas em 23 sindicatos na segunda. Desses, 21 entidades de classe decidiram aceitar a proposta da empresa e retomar o trabalho ainda na noite de segunda.

Natal foi a 4ª em homicídios no NE no primeiro ano do atual governo

No primeiro ano das atuais gestões estaduais nas nove unidades da federação do Nordeste, as taxas de homicídio das capitais indicam uma disparidade entre cidades com o mesmo porte, caso de São Luís e Teresina, por exemplo, ou Recife, Fortaleza e Salvador, para citar as três metrópoles, que tinham em 2015, números distintos.
Os números foram obtidos junto às nove secretarias de segurança dos estados do Nordeste com base na Lei de Acesso à Informação. Algumas pastas anteciparam as estatísticas que estão mais disponíveis. Nesta primeira reportagem, mapeamos como terminou 2015 nos principais centros urbanos do Nordeste quando os novos governadores assumiram.

Salário mínimo em abril deveria ser de R$ 3.899,66, segundo Dieese


IMG_2627

Em abril, o salário mínimo ideal para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 3.899,66. O valor é 4,16 vezes o salário em vigor no mês passado, de R$ 937. A estimativa é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e foi divulgada nesta segunda-feira (8).
O departamento divulga mensalmente uma estimativa de quanto deveria ser o salário mínimo para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como estabelecido na Constituição: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Diretório Nacional PSOL convoca militância para intensificar a luta contra o golpe e construir o Ocupa Brasília

Diretório  Nacional convoca militância para intensificar a luta contra o golpe e construir o Ocupa Brasília

Crédito da foto: Mídia Ninja
Ampliar a ofensiva contra o golpe e construir uma alternativa em 2018. Esse é o chamado do Diretório Nacional do PSOL, conforme resolução política aprovada em reunião realizada no último final de semana (06 e 07/05), em São Paulo.
A avaliação da conjuntura foi o mote central para chegar à convocação de sua militância, frente aos ataques em andamento aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários da população, desferidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Na avaliação dos dirigentes nacionais do partido, o momento exige forte unidade da esquerda, movimentos sociais e organizações de trabalhadores para conseguir derrotar a política de ajuste fiscal, que vem sendo implementada desde o governo de Dilma Rousseff, mas amplamente aprofundada pelo atual governo, após o golpe institucional de abril e maio do ano passado.
“Ao chegar à Presidência da República, Temer aprofunda a política econômica recessiva de Dilma, buscando utilizar a crise como pretexto para fazer a reforma conservadora do Estado. A recessão cumpre o papel de frustrar as receitas fiscais da União, aumentando o déficit e o desemprego, dando ao governo o discurso de que só a reforma do Estado, desmontando direitos sociais conquistados na Constituição Federal de 1988, pode recuperar a economia”, afirma importante trecho da resolução.
O cenário de crise é reforçado, ainda, pela agenda de privatizações de empresas públicas imposta aos estados em crise, bem como o aprofundamento da recessão e do desemprego, associado aos salários atrasados em vários estados e municípios.
Mas, na avaliação do partido, as diversas categorias de trabalhadores, insatisfeitas com as medidas adotadas pelo Palácio do Planalto e seus aliados no Congresso Nacional, têm tomado as rédeas da luta para mostrar que não aceitarão a retirada de seus direitos históricos. “As classes trabalhadoras começam a ocupar as ruas resistindo às contra-reformas de Temer e ao desmonte dos direitos previdenciários e trabalhistas inscritos na Constituição de 1988 e na CLT. A ação unitária das centrais sindicais e dos movimentos populares – com destaque para o papel da Frente Povo Sem Medo – bem como dos partidos da oposição a Temer, passando por cima de suas diferenças, possibilitaram a realização da maior greve geral em mais de duas décadas. A crescente percepção por parte dos trabalhadores das consequências destas reformas para as suas vidas começa a incidir sobre a base parlamentar do governo e compromete o andamento da agenda de Temer”.
Para o próximo período, a direção do partido entende que é urgente a construção de uma alternativa programática, que seja capaz de dialogar com os anseios da população constantemente ameaçada, dotando o PSOL de propostas concretas para enfrentar a crise. “Acreditamos que, aprofundando o debate sobre essas medidas e apoiando as iniciativas unitárias construídas pelas centrais sindicais, mantendo a combatividade de nossa atuação parlamentar e fortalecendo a ação unitária contra as reformas de Temer, ainda que preservando nossa independência política frente a outros partidos, daremos passos firmes para seguir fazendo do PSOL o mais importante abrigo dos lutadores sociais brasileiros e uma alternativa eleitoral concreta para os setores progressistas que querem a transformação social em nosso país e buscam um nome que expresse a mudança em 2018”, finaliza o texto.
O presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, avaliando os resultados da reunião do Diretório Nacional, destaca que o centro da luta deve ser unir todos os que lutam para barrar as contrarreformas do ilegitimo governo Temer. “A greve geral de 28 de abril mostrou que é possível vencer. Toda militância do partido estará engajada no fortalecimento das mobilizações unitárias contra reformas. Trabalharemos para que nova greve geral aconteça”, explica.
Em relação às eleições de 2018, Araújo ressalta que o partido apresentará candidatura própria para o pleito presidencial e que isso pressupõe a construção de um programa que apresente mudanças radicais e que mudem a vida dos trabalhadores e demais excluídos. “É prioridade impedir a consolidação dos ataques à liberdade partidária, especialmente a tentativa de aprovar a cláusula de barreira. Resistiremos. A construção do programa de mudanças será participativa e em diálogo com os movimentos sociais”.

Caern inicia funcionamento da Adutora Emergencial de Caicó

nova adutora

 Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começou a operar hoje a Adutora Emergencial de Caicó, construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A adutora foi implantada com o objetivo de reforçar o abastecimento na região Seridó e na semana passada foram concluídos os testes preliminares, antes que o equipamento fosse repassado para a Caern operar.

Segundo a gerente da Regional Seridó da Caern, Rosy Gurgel, a adutora vai atender a cidade de Caicó, com vazão de 374 metros cúbicos por hora. As outras três cidades que também eram atendidas pela Adutora Manoel Torres – Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas – vão continuar sendo abastecidas por sistemas próprios.
Rosy também adiantou que o abastecimento pela Adutora Emergencial será feito em sistema de rodízio, sendo 15 dias de abastecimento para Caicó, alternando com 15 dias de interrupção no abastecimento. Isso para que o abastecimento seja feito para as cidades da Serra de Santana.
A Adutora Emergencial tem 63.134 metros de extensão, com tubulação de 400 milímetros de diâmetro. Ela foi construída como derivada da adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, começando com a conexão na Estação de Bombeamento (EB-02) e seguindo às margens da rodovia RN- 118 que liga Jucurutu a Caicó.

Brasil faz história na Copa do Mundo de cadeira de rodas

O Brasil fez história e conquistou o seu melhor resultado nas três categorias que disputou no BNP Paribas World Team Cup 2017, a Copa do Mundo por equipes de Tênis em cadeira de rodas, na cidade de Alghero, na Itália. O torneio é disputado nas quadras rápidas do Clube Tennis Alghero e do hotel Baia Di Conte.
A equipe brasileira de Junior conquistou a medalha de bronze aos bater o Canadá por 2 x 1 no último domingo. Fábio Bernardes foi o primeiro a entrar em quadra e perdeu para o canadense Tomas Bourassa por 6/1 e 6/4. Em seguida Jocélio Torquato derrotou Thomas Venos por 6/4 e 6/2. Nas duplas Bernardes e Torquato venceram Bourassa e Venos por 7/5 e 6/4.
C_UvnIHWAAEgIv6

Gestores nordestinos participam em peso de mobilização para informar população sobre crise


Mais de 250 gestores da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco participaram nesta sexta-feira, 5 de maio, da mobilização para informar a população sobre a difícil situação vivenciada pelos Municípios nordestinos. Os municipalistas distribuíram materiais com explicações para a sociedade sobre a crise das cidades diante do excesso de obrigações dos Entes sem a contrapartida necessária de recursos do governo federal para prestar um atendimento digno à população municipal.  

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da iniciativa. Ao longo da manhã, os presidentes da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes; da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luiz Bênes Leocádio, conduziram a mobilização.

Ao longo da manhã, os gestores dos três Estados estiveram concentrados próximos a rodovia 230, que liga Campina Grande ao sertão do Cariri e ao interior da Paraíba. “Nós precisamos ser transparentes e comunicar a população. Fizemos o fechamento simbólico das prefeituras, deixando em funcionamento somente os serviços essenciais para explicar os motivos dessa paralisação”, informou Luiz Bênes.     

Para o presidente da Femurn, a principal reivindicação que precisa ser atendida para a solução da crise dos Municípios é a revisão do Pacto Federativo.  “O que vai resolver a nossa situação é a mudança de destruição do bolo tributário nacional”, defendeu o presidente da Femurn. Temas como a Reforma Tributária, a atualização nos repasses para o custeio de programas, o parcelamento da dívida previdenciária e ações efetivas ao enfrentamento da seca também fazem parte da pauta prioritária.

Continue lendo AQUI