Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

DETRAN apresenta campanhas educativas ao Ministério Público


detran_campanha

Salvar vidas é objetivo principal das campanhas educativas de trânsito do Governo do Estado. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Assessoria de Comunicação do RN (Assecom) apresentaram nesta quinta-feira (17), ao Ministério Público do Estado (MPE), as campanhas “Sua vida pode ficar frágil em cima de um moto” e “Seja +1 motorista consciente”, destinadas, respectivamente, para conscientização da população com cuidados ao conduzir motos no trânsito e sobre a proibição do consumo de álcool ao dirigir, a operação lei seca. A apresentação ocorreu na Executiva Propaganda, agência contratada pelo Governo do Estado, onde foram confirmadas o início da veiculação, com a da motociclistas prosseguindo até o Carnatal, quando começará a da Lei Seca com a nova comunicação.
Na reunião estiveram presentes o Diretor-geral do Detran-RN, Marco Medeiros, a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo, as promotoras Moema de Andrade Pinheiro, da 32ª Promotoria de Justiça, e Iveluska Alves Xavier da Costa Lemos, da Promotoria de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania, e o diretor da Executiva Propaganda, Odemar Neto.
A campanha educativa com foco sobre a conscientização dos motociclistas quanto aos itens de segurança chegou com o tema “A vida pode ficar frágil em cima de uma moto” e já está sendo veiculado em todo o Rio Grande do Norte. O Ministério Público aprovou a campanha. As promotoras Moema Andrade e Iveluska Alves reforçaram a importância da campanha para reduzir ainda mais o número de acidentes, conscientizando sobre os perigos no trânsito. “A nova campanha conseguiu passar a realidade, o que vem acontecendo sobre perigos que a sociedade precisa evitar”, comentou Iveluska Alves.

Brasil mantém emergência nacional em saúde pública por causa da zika


zika

Um ano após declarar emergência nacional em saúde pública em razão do aumento de casos de microcefalia associados ao vírus Zika, o governo brasileiro decidiu manter a situação. A declaração foi dada hoje (18) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante coletiva de imprensa.
“O Brasil vai manter a situação de emergência, porque as consequências da microcefalia são muito graves. O Brasil está acumulando conhecimento muito amplo sobre o vírus Zika, por meio de inúmeras pesquisas que estamos financiando. E nós entendemos que, como somos o país com maior incidência, devemos manter ampla vigilância para dar segurança à população”, disse ele.

Assembleia da PB concede cidadania paraibana ao potiguar Robson Maia


robsonPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na manhã desta sexta-feira (18), sessão especial para a concessão de Título de Cidadania Paraibana ao tributarista Robson Maia Lins, por sua relevante contribuição no campo do Direito Tributário no Brasil e no exterior. A deputada estadual Daniella Ribeiro foi a autora do projeto e presidiu a sessão, que contou com a presença dos deputados Gervásio Maia e Bosco Carneiro.
Filho de paraibanos, o tributarista Robson Maia Lins nasceu e residiu até os 16 anos em Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, e devido a proximidade de sua cidade com o estado paraibano, sempre se sentiu em casa quando está em solo paraibano.
“A Paraíba sempre foi e sempre será um estado irmão do Rio Grande do Norte, e aqui me sinto em casa. Desde menino vejo esse título de longe, pois onde nasci, ao abrir a janela, vejo a Serra de Brejo do Cruz, que fica na Paraíba. Este reconhecimento, que eu realmente não esperava, faz de mim agora um cidadão paraibano com muita honra”, declarou o homenageado.

Bacia do rio Piranhas-Açu tem novas restrições para o uso da água

A Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) anunciam regras de usos ainda mais restritivas na bacia do rio Piranhas-Açu. Estão interrompidas as captações de águas superficiais no trecho do Rio Piancó, a jusante do Açude Coremas, no trecho do Rio Aguiar, a jusante do Açude Mãe D’Água, e no Rio Piranhas-Açu, no trecho compreendido entre a confluência com o Rio Piancó e o Açude Armando Ribeiro Gonçalves, para quaisquer finalidades.
Também estão interrompidas as captações subterrâneas no aquífero aluvionar situadas às margens desses corpos hídricos. Esta regra vale para usos da água de todas as finalidades, outorgados ou não, com exceção do consumo das pessoas e para matar a sede dos animais, que são usos prioritários de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos – Lei 9.433/97.
As bombas de água para os usos não prioritários, por exemplo, para irrigação, devem ser removidas imediatamente. Quem retira água para diferentes usos deverá manter sistema exclusivo para captar para consumo humano e animal. A ANA, o Igarn e a Aesa alertam que o descumprimento das regras será considerado infração gravíssima e pode gerar multa, lacre e apreensão de bombas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Saneamento básico pode passar a ser direito constitucional


saneamentoO saneamento básico poderá passar a ser um direito previsto no texto constitucional. A PEC 2/2016, apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), modifica o artigo 60 da Constituição e torna o saneamento um direito social, assim como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, alimentação, previdência social e segurança.
Levantamento do Instituto Trata Brasil, com base nos dados de 2014 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, mostrou que metade da população brasileira não tem esgoto coletado em casa e que cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, aponta o senador.

CGU capacita estudantes do RN para fiscalizar uso de dinheiro público


cgu

A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu uma capacitação de estudantes universitários do Rio Grande do Norte para que eles possam fiscalizar o uso de dinheiro público no Estado. A ação faz parte do programa ‘Olho Vivo’ e tem como objetivo criar um verdadeiro exército de fiscais dos gastos públicos.
O treinamento aconteceu em duas etapas e terminou nesta quarta-feira (16). Na primeira, os estudantes assistiram a uma palestra sobre os principais focos da fiscalização dos gastos públicos. “Neste treinamento a gente tenta passar para os estudantes todas as fases de uma fiscalização, e os principais pontos que precisam ser observados”, explicou Cristiane Pitta, auditora federal de finanças e controle da CGU/RN.
Tribuna do Norte

Assessores de imprensa do Governo do RN participam de capacitação


assessores

Os assessores de comunicação das administrações direta e indireta do Governo do Estado participam, nesta quinta-feira (17), do curso de “Planejamento e Estratégias de Mídias Sociais para Instituições Públicas”. O curso está sendo ministrado pelo palestrante e consultor em Marketing Digital, Glebe Duarte, no hotel Pontalmar, em Ponta Negra, Natal.
Os jornalistas foram divididos em duas turmas e cada uma terá duração de 16 horas. O objetivo é capacitar os assessores para atuar nas redes sociais dos órgãos públicos de forma estratégica, utilizando as ferramentas adequadas para cada plataforma.
“O curso é uma excelente oportunidade de qualificação profissional para os assessores de comunicação do Governo do RN. De discutir situações do dia a dia, de otimizar o trabalho, de unificar a linguagem e integrar a equipe”, disse a secretária de comunicação do RN, Juliska Azevedo, na fala de abertura do evento.
do blog: NÃO SERIA INTERESSANTE FAZER EM JARDIM DE PIRANHAS? ESTÁ PRECISANDO.

SAÚDE - Pequenas cirurgias de câncer de pele serão feitas no RN voluntariamente

cancer_pele
Casos de câncer de pele no Rio Grande do Norte serão avaliadas gratuitamente por dermatologistas associados à Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN) no próximo dia 26 de novembro. Os atendimentos gratuitos serão feitos no Hospital da Liga, unidade das Quintas das 8h às 12h.
O mutirão nacional conhecido como Dia C de Combate ao Câncer de Pele terá atendimentos que incluem consultas, orientação e encaminhamento para tratamento, além de pequenas cirurgias em pacientes diagnosticados com câncer.
No Rio Grande do Norte, a equipe de saúde coordenada pela SBDRN contará com mais de 50 profissionais da área de saúde como dermatologistas, cirurgiões, enfermeiros, técnicos, estudantes e equipe de assistência social que atenderá a população de forma voluntária. Além das cirurgias, os dermatologistas farão orientação sobre fotoproteção, diagnóstico e cuidados com a pele.

EXPOSTO COMO CHEFE DE QUADRILHA NA IMPRENSA PELA PF, EX-GOVERNADOR DO RIO SÉRGIO CABRAL DENTRE OUTROS SÃO PRESOS

sergio-cabral-prefeito-do-rio-em-2016A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (17) operação para prender o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Ao todo, a PF cumpre 38 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e 14 conduções coercitivas.
Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal do Estado pelo juiz Marcelo Bretas. A acusação é de cobrança de propina em contratos com o poder público. A PF chegou a casa do ex-governador, no Leblon, por volta das 06h (horário de Brasília).
Além de Sérgio Cabral, a Polícia cumpre mandados de prisão preventivo contra o ex-secretário do governo de Cabral, Wilson Carlos, e do ex-secretário de obras, Hudson Braga. A ex-primeira-dama fluminense, Adriana Anselmo, será conduzida coercitivamente até a sede da Polícia Federal.
Cabral e os demais acusados são suspeitos de recebimento de propina em troca de concessões em obras públicas, entre elas a reforma do Maracanã e a construção do Arco Metropolitano. A ação desta quinta-feira deu-se a partir de delação de executivos da Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia. Esta, comprovou pagamento de mais de R$ 176 milhões em propina para o grupo.

Corregedoria do MPF atenderá população nas unidades do Rio Grande do Norte

A Corregedoria do Ministério Público Federal (MPF) irá receber denúncias, reclamações, sugestões e representações da população potiguar quanto à atuação dos procuradores da República e com relação aos serviços prestados pelas unidades do MPF no Rio Grande do Norte, de segunda a quarta-feira da próxima semana (confira datas, locais e horários abaixo).

O atendimento ao público é parte da correição ordinária que será promovida nas unidades do MPF/RN, de 21 a 25 de novembro, e tem como objetivo abrir mais um canal de diálogo direto com a população. O corregedor-geral da instituição, subprocurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho, virá ao estado junto da Comissão de Correição formada pelo procuradores regionais da República Antônio Edílio Magalhães Teixeira, Francisco Chaves dos Anjos Neto e Uairandyr Tenório de Oliveira.

Na região do Seridó, o atendimento será dia 21/11, em Caicó, das 15h às 17h, na Procuradoria da República no Município de Caicó – R. Zeco Diniz s/n, Penedo.

PONTO FACULTATIVO E LUTO OFICIAL FOI DECRETADO TANTO EM JARDIM DE PIRANHAS COMO NO ESTADO APÓS MORTE DE WILLY SALDANHA

Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias por morte de Willy Saldanha

O Rio Grande do Norte se despede do ex-presidente da Assembleia Legislativa Willy Saldanha, que faleceu ontem (16), aos 78 anos, vítima de um infarto.
Amigos e familiares participam do velório do seridoense e o Poder Legislativo decretou luto oficial de três dias.
Presente ao velório que ocorre na sede do Poder Legislativo, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), enalteceu a trajetória do político, que cumpriu quatro mandatos de deputado estadual, presidiu a Assembleia entre 1985 e 1987 e chegou a ocupar o Governo do Estado interinamente. Para Ezequiel, a morte de Willy Saldanha deixa uma grande lacuna na política norte-riograndense.
velo ui
Foto: João Gilberto

Elídio Queiroz decreta ponto facultativo pela morte de Willy Saldanha

welidio
O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, ainda consternado com o falecimento do ilustre conterrâneo Willy Saldanha, avisa a todos os funcionários que amanhã (17) será facultativo em todas as repartições públicas do município com exceção do hospital e limpeza pública.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DEPUTADA ZENAIDE E O PREFEITO ELÍDIO LAMENTAM SOBRE A MORTE DE WILLY SALDANHA


ws
Fonte: Robson Pires
A deputada federal Zenaide Maia recebeu com pesar a notícia do falecimento do ex-deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Willy Saldanha.
Declarou:
– “Fica uma lacuna na política do Estado e do Seridó, principalmente, em sua cidade Jardim de Piranhas.
Só a fé é capaz de nos fazer contemplar Esperança onde existe tristeza e sofrimento.
Que Deus conforte seus familiares, amigos e companheiros nesta hora de dor”.
Zenaide Maia tem profundas raízes com Jardim de Piranhas de onde são seus familiares.

O prefeito de Jardim de Piranhas Elídio Queiroz lamentou a morte do ex-deputado estadual Willy Saldanha, que faleceu no inicio da tarde desta quarta feira em Natal.O velório de Willy vai acontecer na Assembleia Legislativa em Natal. O ex deputado tinha 78 anos e três filhos.
“Willy Saldanha sempre honrou o nome de sua querida Jardim de Piranhas, foi um politico sério e honesto, chegando inclusive a ocupar o cargo de governador do estado. Willy merece todo o respeito e a admiração do povo jardinense. Tinha um grande carinho pelo amigo Willy Saldanha”. Disse Elidío.

Pastor que diz que Deus pune gays com desastres naturais tem casa destruída por inundação

ISSO DÁ A ENTENDER QUÊ? NOOOOOOSSSSSAAAAA!
Perkins postou foto de sua prórpia casa inundada por chuvas na Luisiana (Foto: Reprodução)
Perkins postou foto de sua prórpia casa inundada por chuvas na Luisiana (Foto: Reprodução)
Um pastor americano conhecido por afirmar que desastres naturais são enviados por Deus para punir gays teve a casa inundada por uma enchente, na Luisiana.
Tony Perkins contou que foi obrigado a deixar sua casa em uma canoa com sua família. Ele compartilhou fotos no Facebook e falou sobre o caso em um podcast.
“Isso é uma enchente de proporções quase bíblicas”, disse Perkins ao grupo cristão Family Research Council, polêmico por sua agenda anti-LGBT.
“Tivemos que escapar da nossa casa no sábado de canoa. Havia cerca de 3 metros de água na saída da garagem. Nossa casa encheu, nossos carros encheram”, disse.
Em 2015, ele entrevistou o pastor extremista messiânico judeu Jonathan Cahn, que lhe disse que o furacão Joaquin, em sua passagem pelo Havaí no ano passado, era um “sinal da ira de Deus”.
Na entrevista, Cahn disse que a tempestade era um sinal de que Deus estava bravo com a legalização do casamento gay e aborto e com a relação entre os Estados Unidos e Israel.
Perkins concordou, acrescentando que “Deus está tentando nos mandar uma mensagem”.
O pastor, que chegou a concorrer ao Senado americano, também já chamou a pedofilia de "um problema homossexual".
Enchentes
A Cruz Vermelha descreveu a enchente em Luisiana como o pior desastre natural nos EUA desde o furacão Sandy, em 2012.
Treze pessoas morreram nos EUA e milhares ficaram presas em suas casas e carros.
A cantora Taylor Swift doou US$ 1 milhão para as vítimas.
“O fato de tantas pessoas serem obrigadas a deixar suas casas nesta semana em Louisiana é que partir o coração”, disse ela.

Candidato a prefeito no RN é encontrado morto

renatoG1 RN – O engenheiro agrônomo Renato Lima Ribeiro, de 47 anos, que nas eleições municipais deste ano disputou a prefeitura de Goianinha, município distante pouco mais de 70 quilômetros de Natal, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (16).
Segundo o delegado Wellington Gomes, o corpo estava dentro de um carro e havia marca de um tiro perto do ouvido direito. O delegado não descarta a possibilidade de suicídio. Ainda de acordo com o delegado, o veículo estava estacionado dentro de uma granja que pertence ao próprio Renato. “Fica na zona rural, numa comunidade chamada Sítio Guariba. O carro estava com a porta do motorista aberta.
Aparentemente não há marcas de fora para dentro”, ressaltou. “Ainda estamos aguardando a chegada da perícia do Itep (Instituto Técnico de Perícia), que é quem pode mexer no corpo e entrar no carro. Por isso não sabemos se há alguma arma dentro do veículo. De fora não dá pra ver”, ressaltou. Renato Lima era filiado ao DEM. Ele obteve 8.020 votos, perdendo a disputa para Berg Lisboa, do PSD, que conquistou 8.540 votos.

Anthony Garotinho é preso do Rio de Janeiro

garotinhoO secretário de Governo de Campos e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, acaba de ser preso pela Polícia Federal de Campos, no apartamento em que ele mora, no Flamengo, no Rio de Janeiro, na Rua Senador Vergueiro. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira.
O Globo

MUNDO BIZARRO - Britânica toma colher de esperma todos os dias ao acordar


tracy

A ex-modelo e blogueira de moda e fitness Tracy Kiss ampliou o uso do sêmen. Todos os dias ao acordar, a britânica de Buckinghamshire toma uma colher (de chá) de esperma. O objetivo, diz a blogueira, é melhorar o sistema imunológico e o humor e ganhar energia.
Como a britânica está solteira, o material é cedido pelo melhor amigo dela, contou reportagem do “Metro”. O doador envia o esperma a Tracy três vezes por semana. “Sei que ele é saudável, não fuma, não bebe e não usa drogas. Eu o fiz se submeter a teste de doenças sexualmente transmissíveis”, contou a britânica.
Além do sêmen na colher em jejum, a britânica usa o material na preparação de sucos e vitaminas. “Todo sêmen tem gosto diferente. Coisas como abacaxi e hortelã fazem o esperma ter um gosto melhor”, disse ela, que é vegetariana e tem dois filhos. Tracy afirmou, ainda, que espera em breve encontrar um novo fornecedor: um namorado.

Prefeita dos EUA renuncia após fazer comentário racista sobre Michelle Obama


obama roseo

A prefeita Beverly Walling, da pequena cidade de Clay, na Virgínia Ocidental, entregou o cargo depois de apoiar insultos racistas feitos no Facebook contra a primeira-dama Michelle Obama, citada como “uma macaca” – informou a imprensa americana nesta terça-feira (15). Ela foi pressionada a renunciar hoje, afirmou o funcionário municipal Joe Coleman.
Depois da vitória do republicano Donald Trump nas eleições americanas, a diretora da Clay County Development Corp., Pamela Ramsey, postou no Facebook que “será revigorante ter na Casa Branca uma primeira-dama com classe, bonita, digna”. “Estou cansada de ver uma macaca de salto”, acrescentou. Berverly respondeu: “Ganhei o dia Pam”.

MPE de ‘lupa’ nos candidatos eleitos no Seridó


o-sombra-lupa

Alguns prefeitos e vereadores na região do Seridó correm o risco de não serem diplomados por causa de problemas com a Justiça Eleitoral.
Os suplentes já estão de orelha em pé.
Ministério Público Eleitoral está olhando tudo de lupa.


DO  BLOG: SERÁ QUE JARDIM DE PIRANHAS ESTÁ MIRA?

Gestores anunciam reajuste zero no piso dos professores e categoria ameaça não iniciar o ano letivo de 2017 em todo o país



Segundo a dirigente Antonia Ribeiro Cardoso, do Sinte-Pi, no início de dezembro haverá uma reunião do CNE em Brasília. O CNE é o Conselho Nacional de Entidades sindicais ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. 


No encontro, que deve contar inclusive com a participação do MEC, será discutida a campanha salarial geral, a questão da correção do Piso e outros temas da educação."Se o piso não for reajustado, o mais provável é que ocorra uma greve nacional no início do período letivo de 2017", diz a sindicalista. A Central Única dos Trabalhadores também participará das discussões.

Os professores precisam se organizar com antecedência mesmo. De acordo com matéria de segunda-feira(14) da Folha de S.Paulo, "municípios ampliaram a pressão para que seja modificado – para baixo – o critério de reajuste do piso salarial (nacional) dos professores". A pressão, evidentemente, é sobre o MEC e a equipe econômica do governo Temer. 

A proposta de estados e municípios é mudar a fórmula de cálculo do piso, para que fique atrelado apenas à taxa inflacionária anual, tal inclusive como reza a PEC 241 – 55, no Senado, do governo Temer.

"Crise" e reajuste zero
Devido à famosa "crise", no entanto, gestores de todo o Brasil já anunciam que querem mesmo é zerar o reajuste do piso dos educadores em 2017. "Estamos com dificuldades até para pagar os salários atuais, não dá mais para falar em aumento nem com base na inflação", dizem em uníssono prefeitos e governadores. Em vários estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e outros, servidores já convivem com ameaças ou mesmo atraso e parcelamento de salários.

Greve nacional
Além de suas direções, os educadores de todo o país demonstram que não vão aceitar calados as ameaças de estados e municípios. "Se não derem o reajuste do piso, a saída é não iniciar o ano letivo de 2017 em todo o Brasil", propõe a professora Sônia Alvarenga, de Belo Horizonte.

Fonte: Midia Popular

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Novo exame de sangue detecta o câncer 10 anos antes dos primeiros sintomas

celula cancerA medicina avança cada vez mais para alcançar a cura do câncer. Uma ótima notícia acaba de chegar diretamente da Universidade de Swansea, no Reino Unido. Os pesquisadores da instituição criaram um teste com alto índice de acerto que pode indicar a presença de mutações responsáveis pelo desenvolvimento do câncer.
Com esse novo exame é possível prever a doença até 10 anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. Ou seja, o monitoramento precoce aumentaria a eficiência no combate a possíveis tumores. Como se sabe, a prevenção é a grande arma contra o câncer. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura ou controle com qualidade de vida para o paciente.
Mas esse exame revolucionário, que poderá salvar milhões de vidas, só estará disponível em 5 anos. Os protocolos médicos exigem que outros testes sejam realizados para atestar a eficácia do procedimento.

WhatsApp libera chamadas por vídeo para todos os usuários


whatsapp fone

Após 20 dias testando o recurso, o WhatsApp anunciou nesta terça­feira (15) que vai liberar o recurso de chamadas por vídeo para todos os seus usuários.
“Dentro dos próximos dias, mais de um bilhão de usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas de vídeo nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone”. Ao que indica, portanto, é que a ferramenta será liberada gradativamente aos usuários.

O INICIO DOS GOLPES NO BRASIL É COMEMORADO HOJE, 15 DE NOVEMBRO DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes: as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período.

A estrutura do poder imperial, que possuía um caráter centralizador, não permitia que as províncias tivessem autonomia – fato que desagradava elites regionais, como a dos fazendeiros do oeste paulista. Estes últimos também ficaram insatisfeitos com a abolição da escravatura, que ocorreu no ano de 1888, pois não foram indenizados pelo império. Além disso, havia insatisfação também entre os militares, que almejavam, em grande parte, imbuídos de ideais positivistas e republicanos, uma república autoritária e modernizadora.

Havia também o grupo dos civis defensores do republicanismo e do abolicionismo, notável em suas ferrenhas críticas à estrutura do poder imperial. Nomes como os dos jornalistas Quintino Bocaiuva e Silva Jardim destacaram-se nesse processo. Esse último caracterizou-se por uma postura mais radical e revolucionária, enquanto o primeiro procurou articular os vários interessados na derrubada do Império com o objetivo de fazer uma transição o menos violenta possível. Vale ressaltar que o movimento abolicionista não se restringia e nem estava vinculado direntamente a ideias republicanos. Grande parte dos abolicionistas apoiavam o Império e, diga-se de passagem, foi o próprio império que gradativamente estruturou as medidas abolicionistas, que culmiram com a Lei Áurea, em 1888. 

Bocaiuva, ao lado de outro jornalista republicano, Aristides Lobo, foi, então, um dos principais responsáveis pela união dos interesses que almejavam o fim do reinado de Pedro II, tanto de militares e fazendeiros quanto de revolucionários republicanos. Em meados de 1889, após os membros republicanos do Parlamento terem rejeitado as propostas reformistas de Pedro II, que pretendia conservar-se no poder, Bocaiuva e Aristides Lobo começaram suas articulações e, em novembro, associaram-se ao Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro, e prepararam o golpe que foi dado no dia 15.


O jornalista Quintino Bocaiuva foi um dos principais articuladores do golpe de 1889 **

Após a Proclamação da República, Deodoro confeccionou uma notificação que foi encaminhada à família real, cujo conteúdo ordenava a saída do imperador e sua família do país. O processo da passagem do Império à República já foi largamente estudado por historiadores, desde o fim do século XIX até os dias de hoje. O impacto desse evento na época está bem documentado e revela o caráter de quase incredulidade da maior parte da população, princialmente da capital à época, Rio de Janeiro, que viu, em poucos dias, o ocaso do Império, como pode ser observado neste relato do jornal carioca Novidades:

“Todo o movimento social da cidade acha-se paralisado. O comércio em grande parte fechou as portas. As ruas mais frequentadas estão desertas; raros transeuntes passam, apressados, como perseguidos. […] O serviço de bondes é feito com grande irregularidade; há longos intervalos no trânsito dos carros, que chegam aos pontos de estação aos grupos de cinco e seis. […] O pânico anda no ar e nas consciências.” (Novidades [jornal]. Rio de Janeiro, 15 nov. 1889)

SOLUÇÕES - Criação Fantástica Que Gera 100 Litros De Água Por Dia


Já está a ser utilizado na Etiópia e apenas podemos esperar que rapidamente chegue a todos os países que sofrem com a falta de água.

O "Warka Water" é uma criação dos dois arquitectos Arturo Vittori e Andreas Vogler, do estúdio Architecture and Vision, e foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Veneza de 2012.

A ideia é que a enorme torre consiga recolher a humidade do ar, por condensação, e depositar a água resultante num recipiente. A torre tem 10 metros e é capaz de gerar 100 litros de água por dia. 

A estrutura é feita em bambu e tem um revestimento de plástico reciclado, tudo para que não sejam necessários materiais poluentes. 
Tudo é muito fácil de montar, por módulos, e no final apenas pesa 60 kg. 

A invenção foi concebida para que a água potável chegue a sítios onde é quase impossível de existir de forma natural.

Dessa forma, melhoram-se substancialmente as condições de vida daquelas pessoas, bem como a sua forma de subsistência.




Fonte: Chiadonews

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Hoje é dia de dá atenção a ‘Diabetes”

diabetesNo Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a Federação Internacional do Diabetes faz um alerta: um em cada dois adultos com a doença não está diagnosticado e, portanto, não tem ciência de sua condição e não toma os devidos cuidados.
O tema da campanha este ano é De olho no diabetes, com foco em promover a importância do rastreamento e garantir o diagnóstico precoce, o tratamento e a redução do risco de complicações mais sérias – sobretudo em casos de diabetes tipo 2.
Dados da entidade mostram que a doença segue crescendo em todo o mundo: ao todo, 415 milhões de adultos viviam com diabetes em 2015. A previsão é de que esse número chegue a 642 milhões em 2040 – uma proporção de um adulto diabético para cada dez adultos no planeta.
“Muitas pessoas vivem com diabetes tipo 2 por muito tempo sem que tenham ciência de sua condição. Quando recebem o diagnóstico, as complicações provocadas pela doença podem já estar presentes”, destaca a federação.
Os números mostram ainda que até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos por meio da adoção de hábitos mais saudáveis. A quantia deve representar cerca de 160 milhões de pacientes até 2040.
“Diante de índices crescentes de subnutrição e de baixa atividade física entre crianças de diversos países, o diabetes tipo 2 na infância tem potencial para se tornar um problema de saúde pública global, provocando sérias consequências”, acrescenta a entidade.
Em diversas localidades do mundo, o diabetes figura como a principal causa de cegueira, doenças cardiovasculares, falência renal e amputação de membros inferiores.

MUNDO BIZARRO - Foragido da Justiça pede pra voltar para prisão

Um caso inusitado aconteceu na noite deste domingo (13) no bairro das Quintas, em Natal. Um foragido da Justiça identificado como Roberto Nascimento Cosme, 23 anos, ligou para o 190 e disse que estava sendo ameaçado de morte e que por isso queria voltar para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, na zona sul de Natal.
Segundo a PM ao 190rn, ao receber a chamada, os militares foram ao local e encontraram Roberto Nascimento que não esboçou reação e se entregou. Após constatar o mandado de prisão em aberto a PM conduziu o foragido à Polícia Civil onde ele ficou à disposição da Justiça.
190 RN

Pendências, Macau e Guamaré entram em colapso no abastecimento de água

Pendências, Macau e Guamaré passaram a integrar, no último final de semana, a lista das cidades do Rio Grande do Norte que estão com os sistemas de abastecimento de água em situação de colapso. Segundo o gerente da Regional Sertão Central, Antônio de Pádua da Costa, a situação vinha se agravando desde o mês passado, com os baixos níveis do Rio Piranhas-Açu, mesmo com as ampliações de vazão feitas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Outro ponto destacado por Antônio de Pádua são as bombas instaladas para irrigação, funcionando fora do padrão estabelecido por resolução da Agência Nacional de Águas (ANA). Isso tem prejudicado o abastecimento, apesar da fiscalização feita pela ANA. Com as inclusão de Pendências, Macau e Guamaré, chega a 25 o número de cidades do Rio Grande do Norte em situação de colapso. Outras 68 cidades são abastecidas em sistema de rodízio.

Entenda as propostas que alteram o sistema político eleitoral

20161113222945688264i
Promessas constantes em todas as campanhas eleitorais e apresentadas como a solução para boa parte dos problemas recentes do país, a reforma política que pode alterar o funcionamento dos partidos segue como tema controverso entre os parlamentares e dificilmente sairão do papel ainda este ano. Na última semana, senadores aprovaram, em primeiro turno, uma proposta que reduz o número de legendas e veta a criação de novas siglas.
A votação em segundo turno no Senado está marcada para o dia 23, quando deve ser aprovada e encaminhada à Câmara. Na Casa dos deputados, porém, onde a presença de legendas consideradas nanicas é mais forte, a PEC deve ser drasticamente alterada, correndo o risco de ser enterrada.